O sr. Presidente da República resolveu ontem, dia 31 de Julho, colocar Portugal inteiro em “pulgas”. Desde que saiu a notícia de que Cavaco iria fazer um importante comunicado ao país, não se ouvia falar de outra coisa. “O que será?” Eu própria fiquei curiosa com o tal comunicado. Uma ocasião destas não  acontece por tudo e por nada.

Fiquei então à espera…”O que será?” Pensei eu, e concerteza muitos outros portugueses, que o assunto de extrema importância teria algo a ver com a actual crise em que se encontra o país. Talvez sobre o petróleo e a subida dos preços dos combustíveis, sobre a inflacção, ou mesmo uma análise do estado geral do país.

Resumindo, andava toda a gente curiosa com este comunicado e no fim…o nosso presidente queria falar sobre o estatuto Político-Administrativo dos Açores. Não estou a querer com isto dizer que não é um assunto importante, mas porquê tanto mistério? Parece que “fica bem” manter segredo das coisas. Cada vez acho mais que Portugal é um país que caminha para a chamada “snobeira”. Pessoas em altos cargos, principalmente políticos acham-se demasiado importantes e gostam de mostrá-lo. Não estou a fazer critica directa a ninguém em concreto, estou apenas a querer referir que há pequenas atitudes, como esta de esconder o assunto do comunicado, que só mostram a mentalidade portuguesa. Somos complicados e gostamos de complicar mais, gostamos de ostentar, e depois no fim é a desilusão.

Foi o que se passou, a meu ver, com este episódio. O facto de não se ter dito logo o assunto do comunicado deu asas à imaginação das pessoas, deu asas a especulações e no fim deu lugar à tal desilusão… 

 

                                                                  

 

 

   Catarina Costa