Os Jogos Olímpicos começaram há exactamente quatro dias. Até agora, algumas análises podem já ser feitas. A China, anfintriã e organizadora deste grande evento,  lidera até à data, o racking das medalhas de ouro. É impressioante, em qualquer modalidade  estão lá eles, em primeiro lugar. Na ginástica, no judo, no tiro, na natação, e em muitas outras modalidades.

Outro país que também se tem destacado são os E.U.A. , que para além de terem ganho já bastantes medalhas, têm um pormenor bastante interessante, Michael Phelps. Este nadador norte-americano, de 23 anos, quer bater um recorde, ganhar oito medalhas de ouro, superando assim o nadador também norte-americano Mark Spitz (ganhou 7 em 1972) Até agora Phelps já ganhou 3…

Quanto a nós, portugueses, com muita pena até agora não ganhámos nada, e muitos dos nossos atletas já foram para casa. A grande promessa Telma Monteiro ficou logo de fora, ao fim de 3 combates. Outros judocas também bastante promissores, já fizeram as malas, como João Pina, Pedro Dias e João Neto. Quanto à natação foram conseguidos bons resultados a nível nacional por Sara Oliveira e por Carlos Almeida, mas mesmo assim sem conseguirem passar às meias finais. No remo o cenário afigura-se bastante mais promissor com os bons resultados obtidos pela dupla Pedro Fraga e Nuno Mendes, que venceram a regata de repescagem, passando para as meias finais, agendadas para quinta-feira. No que diz respeito à vela, Gustavo Lima encontra-se por enquanto em 4º lugar, a dupla Álvaro Martinho e Miguel Nunes encontram-se em 6º e João Rodrigues encontra-se na 13ª posição.

Ainda há esperanças para o nosso país, não só com os atletas que ainda se encontram em competição, como também para atletas que vão entrar em competição futuramente. Vanessa Fernandes no Triatlo, Daniela Inácio e Arsenyi Lavrentyev  na natação de águas abertas ( nova modalidade olímpica), Francis Obikwelu no atletismo ou Nélson Évora também no atletismo, são atletas promissores que ainda poderão trazer alguma sorte a Portugal. Boa sorte a todos os atletas portugueses!

 

                                                                 Catarina R. Costa

Advertisements