Exposição "Artes do Vinho"

Exposição

Por volta desta altura, meados de Novembro, é tempo de frio, mas é também tempo para comer castanhas e beber vinho. A Galeria de Exposições Tinturaria, na Covilhã, soube bem representar esta época do ano ao apresentar a exposição “Artes do Vinho”, que estará aberta a visitas de 5 a 30 de Novembro.

A exposição aborda a relação do Homem com o vinho, recorrendo aos cerca de 20 quadros de Artur Aleixo. As temáticas dos seus quadros andam à volta do vinho, do homem e dos deuses, destacando-se “Lágrima de Cristo” e Pecado Original”.

Outra componente desta exposição dedicada ao vinho, é a colecção de roupas para garrafas de vinho, da autoria do alfaiate J. Mendes. Entre estes “fatinhos de vinho” encontram-se o traje académico da Universidade da Beira Interior e os fatos alusivos aos três grandes clubes de futebol portugueses, Sporting, Porto e Benfica.

Os mais aficionados podem ainda participar num workshop “Iniciação à arte da prova”, a realizar no próximo dia 15 de Novembro. A galeria conta ainda com várias outras Provas de Vinho durante os próximos dias 22 e 29. Para quem quiser aprender ainda mais sobre esta arte, a exposição oferece panfletos sobre o vinho e a Antiguidade, sobre o Rótulo como Bilhete de Identidade do vinho e ainda põem à disposição dos visitantes livros sobre o tema.

Texto e Fotos: Catarina Rodrigues da Costa