logo-cinecultura2

 

la-burbuja 

Um filme de Eytan Fox. “Ha-Buah” (“A Borbulha”) é um filme de Israel que retrata a vida de três amigos que procuram viver fora de conflitos e problemas políticos no bairro Hippy de Tel-Aviv. Todos com as suas profissões e as suas ocupações longe de problemas, como se vivessem numa borbulha tudo lhes corria bem até que aparece Ashraf.

Ashraf é um palestiniano que se apaixona loucamente por um dos três amigos judeus. Para se encontrarem um ao outro têm sempre que passar pela inspecção da fronteira. Aí encontram o medo de proceguir e vemos as diferenças entre estes, mas Ashraf e Noam encotraram a paixão que faz com que passem por esconderem o palestiniano na casa dos três amigos. As diferenças esquecem-se e todos encontram as coincidências de uma infância dificil. Entendemos que mesmo quem quer mostrar que a guerra é desnecessária e inelógica não luta por isso e prefere esconder-se em casa. 

As pessoas têm medo de revelar o que realmente sentem e os que tentam fazê-lo são muitas vezes acusados e mal tratados. Um filme que retrata casais gays e heterosexuais que lutam pelas suas diferenças e pelo que acreditam. Um romance que procura esquecer as diferenças e que acaba de uma forma triste e sem graça com o explodir de sentimentos. Onde paramos para pensar que o toque não é essencial e que se consegue ter prazer e setir-se apaixonado apenas pelo olhar e pelo imaginar de um toque… 

Andrea Rocha

Anúncios