logo-cinecultura24

1225455822bajo_juarez_gr“Bajo Juárez” é um documentário de 97 minutos e tem como realizadores Alejandra Sánchez e José Antonio Cordero. Neste é retratada a tragédia que se passou em Juárez, Chihuahua no México. Mais de 500 mulheres foram brutalmente assassinadas sendo na sua maioria espancadas e abusadas sexualmente por grupos desconhecidos. 

Neste documento falam-nos no meio de tantas mães desesperadas a mãe de Alejandra Garcia, que é professora e perdeu uma filha com 15 anos de idade num dia em que esta partia para a fábrica onde trabalhava. Antes de partir a filha deixou ao cuidado da mãe as suas duas filhas e agora esta professora desesperada quer e pede respostas ao Presidente Fox, bem como tantas outras. 

Temos também o depoimento de jornalistas e profissionais que já trabalharam em tantos destes casos. Vemos também homens que foram brutalmente turturados para «dizerem» que são eles os culpados das vítimas. Apercebemo-nos de polícias curruptos e de pessoas «poderosas» envolvidas, mas não encontramos apoios de ninguém. Um documentário que mostra outra faceta mexicana e que valerá a pena ser visto.

Texto: Andrea Rocha