logo-cinecultura25

«- sou baixa, de cabelos pretos, olhos castanhos… 

– isso não importa, não quero saber, o que importa é o interior o que eu conheço em ti. [a única coisa que ele agora pode ver]»

«Blindness»

1225130811blindness_gr«Blindness» ou «Ensaio sobre a cegueira» é um filme de Fernando Meirelles baseado no livro de José Saramago com o mesmo título. É a história de uma cidade que se contamina, por motivos desconhecidos, por uma hepidemia contagiosa que faz com que todos percam a capacidade de ver. Sem timomas apontados sem ser a visão substituida por uma luz azul, jurge uma unidade de salvamento que as leva para um hospital sem apoio nem condições e simplesmente as quer fechadas e longe da cidade que tenta ao máximo fugir desta hipedemia. 

Dentro deste hospital terá ido voluntariamente, e por mentir aos médicos, a esposa de um oftalmologista, que o protege a ele e a muitos dos doentes fingindo, no meio deles, ter também os mesmos sintomas. Ajudando-os de muitos problemas e protegendo-os ao máximo, esquece de ser esposa para ser amiga e enfermeira, guardando para si o segredo que apenas ela possuía: a visão.

Dentro deste filme vemos quais são realmente os «requesitos» para alguém se sentir superior a outra pessoa e como, antes de tudo, somos animais. Como os sentimentos são importantes, como nos encontramos diariamente com alguém, que até pode ser uma simples desconhecida, mas como uma doença nos pode «ligar» a ela. Acima de tudo, ensina-nos que devemos muitas vezes «olhar» em vez de apenas «ver».

 

…e se fosse verdade?

Andrea Rocha