teatro

Ontem, dia 27 de Março, foi a última actuação do XV Festival Internacional de Teatro Universitário. Um Festival que começou dia 23 de Março no Teatro Principal de Santiago de Compostela em Espanha e terminou dia 27.

Como última actuação deste festival foi ontem apresentada a peça teatral «Abuelos» ou «Las Cerezas de la Memoria» de Juanluis Mira. Uma peça que fala das histórias que todos os avós contam aos seus netos. Mas este avô tinha histórias sobre o franquismo e os seus netos estão hoje numa época muito diferente do que foi a dele.

Um contraste, do passado e presente, que relacionam pessoas e histórias de um passado com sonhos a um futuro onde se deixou de sonhar ou simplesmente se deixou de se preocupar em sonhar. Verifica-se o valor dos sentimentos e as dificuldades que haviam outrora e que agora são simplesmente, para muitos, banais.

Uma peça teatral de 80 minutos, com a participação de onze actores, estudantes da Universidade d’Alacant, que souberam fazer sorrir o público e tentaram fazer sonhar o público do presente, «com as histórias que o avô contava».

Texto: Andrea Rocha

Fotografia: Laetitia Jebeli